"O Cristão genuíno diz não ao mundo e seus prazeres" - Efésios 4.17-24.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 87 views
Notes
Transcript

Introdução -

Nestes versículos de Efésios, Paulo ensina e exorta seus leitores a viverem não segundo seus desejos como vivem os gentios que não conhecem a Cristo, mas a aprenderem com o próprio Jesus e viverem da maneira digna para qual eles foram chamados, imitando a Cristo em sua vida. De forma digna com a vocação que receberam (4.1). O objetivo da mensagem dessa noite é que você possa entender que “em Cristo” - ou seja, como um “cristão genuíno” vivemos uma nova vida. Vestimos uma nova roupa e nos despimos de uma velha. Despir-se de uma velha vida e revestir-se de uma nova, para ser semelhante a Deus - a Cristo. Paulo está nos mostrando que infelizmente, muitos no ceio das Igrejas vivem uma vida totalmente em desacordo com a verdade do evangelho, com toda sorte de depravação e impureza. Ainda estamos na introdução, mas guarde bem o que vou dizer: “é incompatível, a forma com muitos, inclusive na nossa comunidade estão vivendo, não honrando o nome de Cristo, mas uma vida de pecado.”
Gostaria de compartilhar com a Igreja, alguns alertas do apóstolo Paulo para que aprendamos a viver uma vida de santidade e que, portanto, é inseparável da verdadeira conversão cristã. Lembrar o que éramos antes - a “vida pagã” - sem Jesus: -

Não vivam mais como “gentios” - pagãos “incrédulos” - v.17a

O apóstolo vem lembrando os Efésios o tempo todo:
vocês estávam mortos - 2.1-3;
estavam sem Cristo - 2.12;
vivam de maneira digna - 4.1;
não vivam mais como eles - 4.17;
Ou seja, não dá mais! viver uma vida de incrédulo - e dizer sou membro da IBMEP ou alguma outra igreja.
Assim, Paulo nos dá mostra 4 coisas que caracterizam uma vida sem Cristo:

Mente vazia - “na vaidade dos seus pensamentos” - v.17b

Ou seja, pensamentos fúteis, sem valor, gasto de tempo em assuntos vazios e sem significado. Os cristãos pensam de uma forma diferente das pessoas não salvas, é um pensamento soberba, sem gratidão a Deus, um pensamento completamente humanista e que está sempre pensando em si mesmo.

Uma vida alienada de Deus - “alheios à vida de Deus” - v.18

vida alienada, é vida distante! O filho pródigo partiu da casa do Pai e foi viver sua vida. se perdeu completamente. Vida alienada de Deus é uma vida que o distaciamento afetou tanto sua comunhão com Deus, com a Palavra, não ora, não medita, não sabe o que está acontecendo na sua comunidade cristã (sua igreja). está distante. Bem, isso seria um incrédulo!
Coração endurecido - “obscurecidos de entendimento pela dureza do coração - v.18b
A palavra grega para “dureza” lembra uma pedra, chamada poros, que era mais dura que o mármore. Por meio da desobediência e o pecado, a pessoa vai ouvindo a palavra e endurecendo o coração! Ela começa não ligar mais, é terrível. O pecado toma conta sabe. O problema é que o coração endurecido cega o entendimento, trazendo engano! Cria uma casca impenetrável. (provérbios 29.1).
Corpo entregue a toda sorte de impureza - v.19 // “sabe aquela coisa: só podia acabar nisso” !
Primeiro os pagãos têm pensamentos vazios, depois vivem alheios à vida de Deus, em seguida vem a dureza do coração, até que, finalmente, tornam-se insensíveis e se entregam a toda sorte de impureza.
Conclusão - v.20-24 - mas, vocês ! o que somos agora?
Aprenderam de Cristo - v.20-21 / o próprio Jesus é a essência do ensino da vida cristã! (I Tess 1.6-7). muita gente querendo evangelizar e ensinar vida cristã sem Jesus.
Uma nova roupa - v.22-24
Related Media
See more
Related Sermons
See more